• CEMF ALDEOTA  3253-0044
  • CEMF DUNAS  3262-0144

Educação Infantil

Nossa Educação Infantil possui uma equipe de profissionais qualificados que atuam como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem, visando sempre o desenvolvimento global e harmônico da criança e sua integração social, de acordo com as suas necessidades físicas, psicomotoras, intelectuais e psicológicas, respeitando o pensamento do aluno, estimulando na conquista de sua autonomia, o respeito e o trabalho em grupo. A Educação Infantil está dividida nos seguintes níveis: Infantil I, II, III, IV e V.

Nosso material didático foi cuidadosamente selecionado para atingir de forma ampla os objetivos propostos por nossa diretriz curricular. É um material moderno, onde propõe elaboradas formas de aprendizagem, rico tanto visualmente (recurso importante para a faixa etária destinada), quanto pedagogicamente.





English World

Nossos alunos a partir do Infantil III no turno Integral STI terão duas aulas semanais no turno da manhã com uma super equipe de profissionais para tornar ainda mais prazeroso o aprendizado de uma língua estrangeira. Sabemos da importância da língua estrangeira e por isso escolhemos um projeto fantástico Learning Fun que utiliza uma proposta de ensino totalmente voltada para crianças com um material pedagógico repleto de novidades, onde o livro é apenas uma ferramenta.




Mundo Financeiro

Projeto inovador, onde trabalhamos com as crianças a importância de como gerenciar o seu dinheiro, conhecer moedas e cédulas do seu e de outros países, porque devemos economizar, como comprar e com isso eles terão mais responsabilidade com a parte financeira da família. As crianças ganham um cofre no início do projeto e guardam moedas durante o ano para comprar seu brinquedo no Dia das Crianças.






Mundo Maker/Robótica


Nossos alunos a partir do Infantil IV no turno Integral STI terão aula com a Super Geeks. Trabalhamos a coordenação motora, estimulamos a criatividade e o pensamento lógico, além de aprimorar a parte pedagógica. As crianças vivenciam conceitos de energia, ótica, sistema solar, hidráulica, tecnologia e muitos outros.

Projeto Anual Cemf

Abordamos uma temática que interliga conteúdos e datas comemorativas durante o ano inteiro. Esse projeto tem a participação ativa da criança e dos familiares.







Despertando Valores no Mundo

Como Escola Laica, ensinamos as crianças no do dia a dia a respeitar os outros, a não ter preconceito, a ajudar o próximo, a preservar a natureza, a usar as palavras mágicas como “obrigado”, “por favor”, “com licença”, a ouvir opiniões, a fazer críticas construtivas, a ter valores como respeito, amizade, sinceridade e compromisso em suas ações.

Mundo da Leitura

Nosso cantinho de leitura oferece uma programação dinâmica e interativa, com oficinas e convidados especiais (personagens, fantoches e dedoches). Tudo com o objetivo de despertar na criança o interesse pela leitura. Os livros adotados são atuais, atrativos, organizados e limpos, pensando também na saúde das crianças. Realizamos quinzenalmente as sexta-feira a “Ciranda de Livros”, onde a criança leva um livro para casa para ser lido junto com a família, tornando assim a leitura mais prazerosa.

Mestre-Cuca Cemf

Projeto de educação nutricional e receitas culinárias realizadas com as crianças de acordo com a idade. Através do projeto incentivamos uma alimentação mais saudável e melhoramos os hábitos familiares. Convidamos mensalmente os familiares de uma criança para realizar receitas com as crianças, promovendo uma maior interação entre família e Escola.

Mundo Artístico

Contempla a artes, o teatro e a música na rotina diária da criança. Trabalhamos a socialização, a interação, a inibição, a criatividade, a oralidade, a percepção, a inteligência, a coordenação motora, a desenvoltura, o ritmo, a imaginação e outros.




Mundo Psicomotor

Trabalhamos a psicomotricidade com as crianças por meio de atividades e brincadeiras lúdicas, trabalhando o corpo, a mente, o espaço, o tempo, o raciocínio lógico, o respeito pelo colega, regras, limites etc. Por meio do brincar ela compreende o mundo e a aprendizagem se torna mais prazerosa.



Sistema de avaliação da Educação Infantil

Entende-se por avaliação o conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições da aprendizagem oferecida e a adequação de sua prática as necessidades da criança, acompanhamento, orientando, regulando e redirecionando o processo como um todo. O professor deve observar e registrar o processo de aprendizagem, que se dá de forma processual e gradativa. O mesmo faz relatórios mensais com observações sobre os avanços, dificuldades, possibilitando uma visão integral, respeitando assim, suas peculiaridades. É importante compartilhar com a criança o processo de desenvolvimento, fortalecendo a função formativa da avaliação, sem o objetivo de promoção, mesmo para acesso ao Ensino Fundamental. Os pais ou familiares devem acompanhar esse processo, sendo informados dos avanços e dificuldades dos filhos, convidados a colaborar com a superação das dificuldades, ressaltando que é necessário o acompanhamento diário da família e participar das reuniões pedagógicas realizadas por etapa e informadas com antecedência. A Educação Infantil é a fase mais importante do ser humano, mais também a mais rápida, então não deixe para amanhã a atenção e o carinho. Oferecer limite e estabelecer regras é uma forma sim de amor. A melhor herança que você deixará para seu filho é a educação!